Buscar
  • Andrade Ribeiro

Construção civil 2020: conheça as principais tendências tecnológicas do setor


A construção civil e a tecnologia sempre evoluíram juntas. Conforme novos avanços da ciência vão sendo descobertos, o setor imobiliário busca alternativas para adaptá-los nos empreendimentos.


Inovações que são usadas tanto nos processos construtivos — tornando-os mais eficientes, ágeis e sustentáveis — quanto para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores.

Portanto, com as recentes mudanças comportamentais, impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus, não é de estranhar que a construção civil tenha se adaptado com tanta agilidade.


Tais mudanças impactaram não só a forma como as pessoas se relacionam com o lar, mas também todo o processo de compra de um imóvel. Exigindo rapidez das construtoras para encontrar soluções.


Dessa forma, as principais tendências tecnológicas da construção civil 2020 são respostas para essa necessidade de transformação do setor.


Inovações que, como de costume, chegam primeiro ao setor de imóveis de luxo e super luxo. Já que esse nicho concentra públicos mais seletos e ávidos por tecnologias que transformam a experiência do morar.

Tour virtual do Seventy Upper Mansion

Tour virtual


O tour virtual permite aos potenciais clientes visitar um imóvel de forma totalmente digital. Graças a softwares avançados, que combinam imagens de alta qualidade e realidade virtual, é possível andar pelos corredores, entrar nos cômodos, conferir detalhes da obra e muito mais, usando apenas o controle do mouse.


Além de ser uma solução facilitada para conferir todos os ângulos de um imóvel com grande nível de detalhe, o tour virtual na construção civil ajuda a tornar o processo de visita mais seguro neste momento de isolamento social.


As visitas digitais podem ser combinadas com o atendimento online de um corretor, que tira dúvidas, esclarece pontos da obra e demonstra todos os detalhes do empreendimento. Dessa forma, tornando a experiência do cliente mais completa.


Realidade aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Além de tornar o processo de visita mais digital, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual na construção civil são tendências nas etapas construtivas.

Por meio delas, é possível realizar simulações de cada etapa do projeto. Com isso, dando mais eficiência durante a realização do imóvel, reduzindo erros, falhas humanas e aproveitando melhor recursos.


Além disso, com a realidade aumentada, os profissionais podem explorar novos elementos e corrigir problemas antes mesmo que eles saiam da planta. Por exemplo, testando elementos decorativos para validar qual ficaria melhor.


Drones


O uso de drones na construção civil tem diversas aplicações. As mais comuns são realizar vistoria, mapeamento do canteiro de obra e documentação das etapas construtivas.

Contudo, atualmente, os drones também podem ser utilizados para fornecer imagens para construir cenários usados no tour virtual de imóveis.




Green Building


A sustentabilidade na construção civil é tendência consolidada no país. De acordo com a US Green Building Council (USGBC), o Brasil é o quarto país, com maior área certificada no sistema Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).


Segundo o relatório World Green Building Trends 2018, investimentos em green building geram redução em torno de 8% em custos operacionais e valorizam o ativo em até 7%.


Nesse campo, diversas tecnologias sustentáveis para construção civil estão ganhando força. Por exemplo:


Uso de energias renováveis durante a obra e no uso do projeto;

Materiais novos, como telhas solares e tijolos ecológicos feitos de materiais alternativos como lã de vidro e plásticos retirados do oceano;

Isolamento térmico usando papel em vez de espumas químicas;

Vidros inteligentes que controlam a absorção de luz;

● Tintas ecológicas a base de óleo e corante natural.



O Prédio AR 3000 da Andrade Ribeiro conta com o Selo LEED Platinuum.

Building Information Modeling (BIM)


Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, é uma tecnologia de modelagem em 3D e digitalização de toda a obra usada para maximizar a precisão de todo o processo construtivo.


Essa técnica é usada em empreendimentos de diversas partes do mundo. Por meio da modelagem em 3D, os envolvidos no projeto têm a capacidade de estudar, analisar e gerenciar um imóvel “simulado” exatamente igual ao original.


Entretanto, com a vantagem de usar ferramentas digitais para fazer testes e adequações, com custos menores em comparação ao que aconteceria se tudo isso fosse realizado diretamente no imóvel real.


Atualmente, já se fala em tecnologia BIM 7D. Neste caso, envolvendo a planta baixa da obra (2D), a modelagem em 3D, o nível de detalhamento e análise (4D), orçamentos e projeções de custos (5D), sustentabilidade (6D) e gestão do projeto (7D).


Segundo a empresa mundial de pesquisa de mercado MarketsandMarkets, o segmento de BIM tem potencial para crescer 12,7% a.a. Saltando de US$ 4,9 bilhões em 2019 para US$ 8,9 bilhões em 2024.



Biomimética


A natureza tem muito a ensinar ao homem. Afinal, ela está constantemente se adaptando aos mais extremos cenários e obstáculos. É justamente essa capacidade de aprender com a natureza e extrair insights que a Biomimética busca.


Trata-se de um campo da ciência que estuda as estruturas biológicas com o intuito de aplicá-las em diferentes áreas, uma delas é a construção civil.


Por exemplo, se inspirando na natureza para encontrar alternativas inteligentes para superar desafios que surgem na execução da obra. Ou meios de deixar os empreendimentos mais sustentáveis.




Relacionamento online com os clientes


Para que as pessoas tenham a saúde preservada, assim como desfrutem de procedimentos mais cômodos e ágeis, a tecnologia está sendo empregada desde a etapa de visita ao imóvel até a formalização do contrato.


Além do tour virtual, já está sendo estudado o uso de contratos online como uma alternativa para formalizar a venda do imóvel. Tudo isso prova como o setor da construção civil está sendo rápido para dar uma resposta diante da nova realidade de consumo.


Com mais de 40 anos de tradição neste mercado, a Construtora Andrade Ribeiro tem orgulho em inovar, mais uma vez, e trazer soluções para os clientes que, neste momento, demandam adaptações.


Por isso, os empreendimentos da Construtora Andrade Ribeiro já contam com as facilidades do tour virtual e da realidade aumentada.


Além disso, os corretores estão à disposição para realizar atendimento por meio de chamadas de vídeo. Dessa forma, combinando as facilidades e comodidades das ferramentas digitais, mas sem deixar de lado a atenção que só o atendimento humano pode dar.

77 visualizações

Incorporação e Construção

Comercialização:

Contato Vendas: (41) 3323-3333

Contato Administrativo: (41) 3336-8686

Alameda Princesa Izabel, 1808, Curitiba-PR | CEP: 80730-080

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone